A Escola Ideal

Ultimamente, muito tenho falado, aqui e ali, sobre a escola. Mas o que é a escola ideal? Não sei. Tenho uma ideia talvez... mas poderia dizer que a escola ideal (ou idealizada) é aquela que se esforça em traçar caminhos, mantendo o foco naquilo em que acredita.
 
O texto que publico de seguida é de um aluno (não sei quem). Encontrei-o no meio das minhas leituras e partilho-o agora com vocês.

"Numa coisa, toda a gente concorda: é bem mais fácil dizer o que a escola não deveria ser.
A escola que ninguém gosta tem regras que existem apenas para manter uma ordem que alguém inventou e nem sabe o porquê...
Está cheia de rotinas que acaba com o interesse e com a motivação...
Por que é que as aulas têm de acontecer sempre em sala? E se os alunos pudessem aprender poesia num jardim?!?
A escola que ninguém gosta tem alunos curiosos perdidos no meio da multidão e das normas, com perguntas sem respostas e respostas para coisas que não interessam a ninguém. Ah, e tem uma imensidão de NÃOS!
- Não podes escrever no quadro!
- Não podes ir à biblioteca durante o horário da aula!
- Não podes ir ao WC só porque sim!
Definitivamente, esta não é a escola que os alunos desejam. Cada vez que proíbem alguma coisa, menos prazer os alunos têm em estudar.
Os sonhos vão para outro tipo de lugar. Queremos uma escola mais livre, menos ditadora, onde possamos aprender com alegria... Um lugar para onde temos vontade de ir e ficar, não só para conversar com os colegas, mas para descobrir coisas que nunca vimos...
Nos nossos sonhos a escola tem um computador à disposição, que pode ser usado sem burocracia para fazer trabalhos e pesquisas e, por isso, aprender mais. Em algumas escolas, até existe, mas em muitas outras, o computador e a Internet ainda são sonhos. A escola deveria ter professores e funcionários apaixonados e competentes que respeitassem os alunos e aquilo que são os seus direitos... Mas, também é verdade que nessa escola só deveria entrar quem realmente quer estudar.
O problema é que da maneira como as coisas estão, sabem qual é a escola dos sonhos? Aquela onde entramos mais tarde e saímos mais cedo. Sabem por quê? Porque é tudo muito chato. Ninguém aguenta o professor que entra zangado, escreve no quadro sem parar e mal explica a matéria... O pior é que nós até sabemos que eles reagem assim porque ganham mal e são desrespeitados por alguns dos nossos colegas... Mas não é possível continuar assim... Além disso, ninguém nos explica por que temos de aprender tantas regras, tantas equações...
A escola tem que dar mais voz e liberdade aos alunos... É verdade que há colegas mal-educados que não respeitam ninguém. Mas uns não podem pagar pelos outros!
Para terminar, a escola dos sonhos tem cores bonitas e a colaboração dos alunos que costumam fazer graffitis nas paredes. Para dizer a verdade, as cores da escola são as mesmas dos nossos sonhos: todas elas. As cores das diferenças raciais, as cores da alegria perdida por muitos dos nossos amigos que já partiram; o verde da esperança, o branco da paz, o colorido da vida, a grafite do rap, o azul infinito das possíveis viagens que podemos fazer no universo da literatura, do teatro e de tudo o que envolve a escola ideal."

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Foda-se - por Millôr Fernandes

O estado de saúde em Portugal

Mariquices à parte...