Palavras Soltas...

Já lá vai um mês desde a última vez que escrevi no meu cantinho das palavras soltas... não é por mal ou por desleixo. É só mesmo o cansaço a fazer das suas e a tomar conta dos meus movimentos e dos meus pensamentos. Enfim, também tenho andado na converseta com os amigos e depois, já se sabe, não sobra tempo para grandes reflexões ou desabafos.
Desculpas e considerações à parte, vim cá deixar mais um pedaço do meu caminho...
Cada momento que vivemos é único e insubstituível. Tenho aprendido isso mesmo nos últimos tempos.
Nem sempre o que sentimos é uma verdade absoluta, incontornável ou inalterável, mas em certos momentos, não existe nada nem ninguém que nos possa fazer mudar de ideias.
Durante demasiado tempo estive presa a verdades absolutas que me aprosionaram e quase não me deixaram viver - parecia que me iam sufocar, tal o desconforto psicológico... e fisico, até. De seguida, vem o impacto, o choque; o abrir os olhos e ver que nada era verdadeiro, absoluto. Perceber que se andou a remexer, a chafurdar num autêntico mar de lodo (para não dizer pior)... Depois, bem depois, é aprender tudo de novo como se fossemos bébés acabados de nascer e que precisam de ser ensinados a fazer tudo. Até a amar. Parece uma comparação algo absurda mas não é. Na verdade, fica-se aprisionado num mundo que embora saibamos que não é o nosso, parece tão real que nos sentimos quase obrigados a acreditar em tudo o que se passa nele. Fazer disso a nossa realidade, a nossa vida.
É bom saber que tudo pode ser diferente e que de novo é possivel voltar a sentir o coração bater, não porque se está apaixonado por alguém, mas simplesmente, porque a vida voltou a instalar-se numa parte de nós que parecia já não existir, como se tivesse partido para outras partes longinquas. Como se tivesse desistido de nós...
Mas basta vermos as coisas de outra prespectiva: somos nós que comandamos a vida e não o contrário, pois mesmo que pareça que ela (a vida) se desprendeu de nós em determinadas alturas, é sempre possivel reverter essa sensação e sermos nós a voltar à vida.
Bem sei que isto é meio metafórico... mas para bom entendedor, meia palavra basta. É por isso que este blog se chama "metamorfose das palavras". Das palavras tiramos outras palavras que por sua vez se transformam. Noutras palavras. Ler nas entrelinhas, nas meias palavras. O perfume inebriante das palavras...

Comentários

Anónimo disse…
VÍCIOS PRIVADOS E VIRTUDES PÚBLICAS

Olá! N costumo andar a visitar blogs nem tenho mto tempo para isso, mas de facto o teu é extremamente cativante. Aprecio mm akilo k escreves e o fluir natural dos t pensamentos e a metamorfose pela kual as t palavras vão passando. A vida em geral tb é uma metamorfose. Tudo se altera ora mais depressa ora mais devagar, ms tudo muda quer queiramos ou não. O essencial é k essa metamorfose seja p gerar um ser melhor, mais positivo para transmitir esse "positivismo" a nós próprios e aos k nos rodeiam até mm akeles k achamos k talvez n o merecessem. Pessoalmente sinto-me feliz em dar de mim mm k nada receba em troca ou k receba ingratidão. Sinto k cumpri o m dever e isso dá-me auto-satisfação. Claro k todos nós temos os nossos vícios privados e virtudes públicas, ms kem ker ser perfeito/a? N sejamos assim tão exigentes! O grande tesouro da vida é conseguir vivê-la com simplicidade, alegria e optimismo. O stress e a constante "enervação" do dia-a-dia a nada leva só nos corrói por dentro. Algumas pessoas têm alguma inibição em assumnir akilo k são, em admitir k erraram e engolir o orgulho e saber perdoar. Essa nunca foi a minha postura perante a vida... Ter auto-estima passa n só por gostarmos de nós, mas tb por admitirmos e corrigirmos as nossas falhas e tentar entender e perdoar o outro. Viver o dia-a-dia sem mágoas. E n me vou esconder mais atrás de uma pessoa anónima, vou identificar-me. Nada tenho a esconder! O último comentário foi meu e este tb é. Sou uma mulher igual a todas as outras de 32 anos k aprendeu a nascer de novo como dizes no teu post e passou por uma metamorfose e agora sim preparada p tudo!
Boa sorte p ti! E continua a escrever neste teu inebriante blog k tanto aprecio.
Beijinho grande para ti e p as tuas crianças!
Ana Mafalda Silva :D
Martuxa disse…
Um olá muito especial para ti, Mafalda! Sinto-me verdadeiramente feliz que as minhas palavras tenham um qualquer fundo... ainda que cada um lhe possa dar o sentido que quiser - é esse o segredo das palavras. Espero que estejas bem e que as oportunidades te tenham batido à porta! Beijos e Obrigada!
homempasmado disse…
Olá,

"redigo-te" isto:

Há quem diga que cada pessoa é 3 coisas:

Aquilo que ela pensa que é.
Aquilo que os outros pensam que ela é.
Aquilo que ela realmente é

--

Fazendo o papel de advogado do diabo e acreditando mesmo sem te conhecer, que provavelmente substituiste umas "verdades absolutas" por outras igualmente verdadeiras, espero sinceramente que estejas no caminho entre as duas "primeiras pessoas" em direcção à terceira!
:-)

**** & { } { }

Mensagens populares deste blogue

Foda-se - por Millôr Fernandes

O estado de saúde em Portugal

Mariquices à parte...